Por que não consigo Engordar?

Como fazer para engordar é um problema de muitas pessoas. Enquanto uns sofrem com dietas arriscadas que visam perder peso em um curto espaço de tempo, outros fariam de tudo para ganhar alguns quilinhos extra.

Ao certo não se sabe bem se são problemas do organismo e para isso é preciso um check up ou se é apenas o seu metabolismo que é muito rápido. De uma forma ou de outra resolver esta questão é o que muitos estão procurando.

Mas por que não consigo engordar?

Vamos por parte. Primeiro eu vou descrever aqui alguns pontos importantes que você deve saber antes de sair por aí tentando qualquer dieta de engorda de curto prazo.

Segundo o Dr. Dráuzio Varella é preciso separar os magros constitucionais, que são aqueles que comem perfeitamente bem e com qualidade e que tem dificuldade para engordar, dos magros patológicos.

Diz o médico que por traz da magreza podem estar envolvidos alguns problemas de saúde e que por isso requer tratamento específico e controle continuo.

Considerando um IMC de 25 a 29 isto significa que o indivíduo está gordo – para se conseguir o IMC basta dividir peso pela altura ao quadrado – acima dos 30 a pessoa é classificada como obesa e abaixo de 19 é considerado magro.

GENE FTO

Segundo pesquisa feita na Alemanha para a revista Nature com ratos o gene FTO mais associado com a gordura e que não estavam presentes nos animais causavam o efeito de eles nunca engordarem. Mesmo comendo o bastante e se mexendo pouco os ratos queimavam muitas calorias.

METABOLISMO ACELERADO

Para conseguir acumular calorias no corpo é preciso comer mais do que se queima diariamente. Para alguns indivíduos não importa a quantidade que comam, eles sempre perderam o mesmo percentual e ficarão magros.

De toda energia gasta na sua rotina 70% é gasto com funções vitais do organismo. Este metabolismo é o chamado metabolismo basal.  É o gasto espontâneo do seu corpo para manutenção das funções principais que são a respiração, funcionamento cardíaco, a temperatura do corpo.

O funcionamento do metabolismo varia de acordo com altura, peso, sexo, idade entre outros fatores. Segundo uma universidade da Califórnia a serotonina – neurotransmissor controlador da fome e da gordura – faz as duas atividades separadamente. Acreditam os pesquisadores que uma falha na sinalização de gordura pode acarretar em magreza.

MAGREZA SAUDÁVEL

Foi perguntado ao Dr. Dráuzio Varella em que medida a magreza pode comprometer a saúde. O médico respondeu que magreza excessiva pode comprometer o organismo pois com certeza alguns nutrientes não estão sendo utilizados. É o caso da anorexia nervosa.

O problema é muitas doenças podem estar mascaradas na forma de magreza. Então, levando isto em consideração ser magro não é necessariamente sinônimo de ser saudável.

Pessoas com imagem exterior distorcida por problemas psicológicos e que apesar de magras se sentem muito gordas, na realidade precisam de ajuda de um profissional medico para que possam voltar ao peso ideal.

O magro saudável é aquele que não possui nenhum tipo de doença, mas que ao comer todos os tipos de nutrientes ainda permanecem magros por questões metabólicas.

Mas como fazer para engordar?

Existem algumas dietas passadas por nutricionistas especializados que contem a quantidade exata que seu corpo precisa de nutrientes e vitaminas. São as chamadas dietas hipercalóricas.

Neste tipo de dieta você comerá um excedente de calorias em cada refeição. Desta forma seu corpo poderá queimar apenas o que ele queima normalmente e o excedente sobra para formação de musculo – se você estiver fazendo musculação, é claro.

Abaixo vão algumas dicas de como ser magro e ao mesmo tempo ser saudável.

Coma alimentos ricos em nutrientes
  • Se alimentar bem é a regra. Não basta escolher qualquer tipo de alimento. O alimento escolhido deve conter vitaminas, sais minerais, proteínas e carboidratos em doses não exageradas. Na hora de escolher não opte por alimentos que vem em caixas, pois em sua maioria eles são cheios de açucares e conservantes.
    Reveze porções de frutas e salada em suas refeições sempre colocando mais cor ao seu prato.
    Frutas secas não são tão boas como frutas frescas, pois algumas delas também possuem adição de açúcar. Substitua as bolachas recheadas por uma porção de bolacha agua e sal com pasta de amendoim.
    Quando for em fast foods opte pela refeição mais saudável que encontrar.
    Beba bastante água
  • Beber agua é fonte de vida! Sempre depois das refeições ou até mesmo meia hora antes das refeições é sempre bom hidratar o corpo.
  • Exercícios físicos:Não há dieta hipercalórica que dure o bastante se você não praticar exercícios físicos. Esta é a lei: ganhe peso de forma saudável e pratique musculação para ganhar massa.
  • Cuidados com os energéticos:Na verdade, você não precisa deles. Basta fazer um super shake proteico e você conseguira energia para toda e qualquer atividade que vier fazer no seu dia.
  • Evite gordura do mal:Não sai por aí comendo qualquer coisa, coma o que te faz bem.

Para você saber como fazer para engordar não é tarefa muito difícil, mas antes de tudo você deve ser acompanhado por um médico.

METABOLISMO ACELERADO x DIETA DE ENGORDA

Praticar exercícios como muay thai, boxe, musculação vão te auxiliar em dobro a sua saga para ganhar alguns quilinhos. Em relação a dieta, tente comer o suficiente em proteínas, carboidratos e por que não dizer fibras.

Evite passar um grande espaço de tempo sem fazer suas refeições. O ideal são seis refeições por dia bem distribuída e guarnecida. Quanto mais vezes você comer e quanto mais qualidade você der as suas refeições melhor.

Faça uso de suplementos alimentares. Existem inúmeros suplementos e vitaminas que podem te auxiliar no ganho de massa. Escolha um deles sempre verificando o melhor horário para sua ingestão.

CHECK UP GERAL

Se você come muito bem e sua alimentação e rica em nutrientes e vitaminas, mas você não engorda de jeito nenhum inúmeros são os problemas que você pode estar tendo.

Um destes problemas é o hipertireoidismo. Este é o funcionamento exagerado da glândula tireoide que dificulta o ganho de peso. Se a glândula estiver trabalhando exacerbadamente seu ritmo cardíaco ficara acelerado e haverá queima de gordura.

Outra coisa que pode estar impactando no seu ganho de peso é o diabetes. Com deficiência na produção de insulina você passa a não engordar, urinar muito entre outros sintomas.

Dentre as várias doenças relacionadas a magreza temos: infecções, AIDS entre outras. Pessoas de mais idade vão perdendo massa óssea com o tempo e por isso tem tendência a serem mais magrinhas.

REMEDIOS PARA ABRIR O APETITE

Em geral são remédios paliativos, funcionam em determinados casos, mas devem ser prescritos por um médico que antes de tudo te examinara e indicara a você o que for melhor para o seu organismo.

Muitas são as marcas que prometem abrir o apetite, mas lembre-se: é bem melhor conseguir atingir um objetivo de forma real e duradoura do que usar artifícios para encurtar o caminho.

 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário