Como Engordar com Saúde

Para saber como engordar com saúde é preciso ter em mente quais alimentos são peças chave em uma dieta balanceada. Nos dias de hoje com tanta opção de comidas fitness apostar ou não em determinado tipo de alimentação é ter a certeza de que se poderá manter um corpo sadio fazendo as escolhas certas para o seu biótipo.

Algumas pessoas dariam um mundo por uma dieta que as fizesse perder peso, outras na verdade gostariam de adicionar alguns quilinhos a balança. Para ambas as parte é necessário planejamento nutricional e acompanhamento médico.

como-engordar-com-saude

Mas como posso engordar e ao mesmo tempo manter a saúde?  

Existem duas formas de se ganhar peso: a mais comum que é comer tudo que se vê pela frente e a forma saudável. Por motivos variados uma pessoa pode vir a perder peso, mas é para repor este quantitativo que o sistema de manutenção de dieta trabalha.

Se você já ouviu esta frase que você é o que você come, deve ter em mente o quanto importante é para o nosso organismo balancear as refeições.

Existem algumas dicas dadas pelo blog Shape que podem servir para auxiliar uma dieta de ganho de peso saudável:

  1. Não deixe de comer por mais de quatro horas;
  2. Busque variar o cardápio comendo o suficiente;
  3. Escolha bem os alimentos e dê preferência aos alimentos ricos em nutrientes;
  4. Beba sua comida – invista em líquidos que além de saciar a fome ainda possuem valor nutricional;
  5. Coma antes de ir para a cama.  

Para começar a seguir estes passos acima você vai precisar aumentar a quantidade de calorias ingeridas diariamente. Quando for fazer suas escolhas dê preferência a alimentos saudáveis e de boa procedência.

Assim como na dieta para perda de peso, a dieta para ganho de peso também precisa de horários estipulados para as refeições. Faça uso da dica número um: nunca deixe de comer por mais de quatro horas seguidas.

Fazer exercícios físicos de musculação te ajudará a aumentar massa magra. Então procure orientação de um profissional da área e faça um roteiro de exercícios para ganho de massa. Decida-se e comece sua dieta o mais rápido possível.

O site Authority Nutrition indica algumas formas de se ganhar peso de forma rápida e saudável ao mesmo tempo dentre eles estão: comer maior quantidade de calorias que a quantidade queimada pelo seu corpo, coma bastante proteína, coma bastante carboidrato e gordura, como pelo menos três vezes ao dia.

Coma alimentos ricos em energia tal como amêndoas, castanhas e afins. Coma grãos, frutas secas, carne tanto branca, vermelha entre outras.

Não beba água antes das refeições. Esta dica é valiosa, pois quando bebemos agua antes das refeições a tendência é obter saciedade rapidamente.

Como engordar com saúde muita das vezes pode parecer algo difícil mas se seguirmos à risca cada passo acima obteremos êxito. Outra coisa importante a se ter em mente é o uso dos shakes. Quanto mais nutritivo for o seu shake e quanto maior o número de vezes que você o ingere, mais fácil será para você ganhar peso.

Outra coisa essencial para uma dieta de ganho de peso é quantidade de horas de sono que você tem. A quantidade não significa qualidade. Ter boas horas de sono todos os dias e não fumar são pontos primordiais para a sua dieta.

ALIMENTOS ALTAMENTE ENERGÉTICOS x ALIMENTOS ALTAMENTE NUTRITIVOS

A diferença entre os dois tipos reside no fato de que o primeiro consiste em alimentos de valor energético elevado. São exemplos deste grupo bolos, pães, cream cheese, pasta de amendoim, batata frita, chocolates, sorvetes, arroz branco, alguns tipos de frutas secas, leite condensado, molhos e etc.

Para o grupo de alimentos altamente nutritivos temos: brócolis, repolho, espinafre, maçãs, abacaxis, cogumelos.

O uso que se faz destes grupos interfere na continuação da dieta e na qualidade da dieta. Existem também os grupos dos altamente energéticos e nutritivos ao mesmo tempo. São eles: amêndoas, abacates, feijões e legumes, ovos, banana, manga, coco, batata doce e frutas secas.

Fazendo uso deste último grupo você não só estará ingerindo maior quantidade de calorias como também aumentando o valor nutricional de suas refeições.

ALIMENTOS PARA GANHO DE PESO

Ao contrário do que parece o salmão também serve para ganho de peso. Basta que se opte por duas porções diárias desta proteína para que você aumente suas chances de ganho de peso. Para os americanos comer pasta de amendoim é quase que um ato religioso. Insira em sua dieta esta iguaria e verá o valor calórico do prato aumentar 192 calorias.

Ovos também são uma boa pedida quando se trata de dieta para ganho de massa. Eles possuem bom colesterol e são ricos em vitamina A, D e E.

Granola aumenta a caloria do prato em 500 calorias a mais. Quanto mais recheada de nozes, castanhas e amendoim melhor. Atum não só ajuda no ganho de peso como mantém o bem-estar.

Tente pensar em termos de qualidade. É preciso investir mais na qualidade dos alimentos do que na quantidade dos mesmos. Não se deve sair ingerindo tudo que vir pela frente para ganhar massa. Saber dosar também um ponto positivo para uma dieta seja com que finalidade for.

FIQUE ESPERTO

Faça o melhor para ingerir alimentos ricos em nutrientes e alimentos ricos em calorias. Óleos, sementes, abacate, carne vermelha, ovos devem fazer parte da sua rotina. Quanto maiores forem as calorias maiores serão os ganhos.

Lembre-se: você pode inserir na sua dieta alimentos que possuam valor nutricional elevado assim como quantidade de calorias.

SUPLEMENTOS

Existem alguns suplementos que são indicados para aqueles que desejam ganhar massa magra. Um destes suplementos se chama creatina.

Este suplemento auxiliar no aumento da performance na academia. Com ele você se sentira mais forte para aumentar os pesos que você levanta diariamente. Ele é um composto de aminoácidos presentes nas fibras musculares e no cérebro.

Outro suplemento é a dextrose. Este é um dos mais utilizados entre os praticantes de academia. Ele fornece energia para melhorar o desempenho mas deve ser ingerido junto com uma proteína.

ZMA é um composto de zinco, magnésio e vitamina B6 para o aumento dos hormônios anabólicos. Auxilia na reestruturação dos músculos.

Para aqueles que adoram treinar com fome aí vai uma dica: nuca treine com fome! Faça uso de um pré treino sempre que for se direcionar para a academia. Enquanto estiver praticando exercícios também seria interessante tomar algo que seja rico em carboidrato e proteína.

Antes de comprar e fazer uso dos suplementos, procure um médico especialista que possa te informar sobre quais suplementos tomar e as respectivas quantidades.

CONCLUSÃO

A forma mais segura de como engordar com saúde é aquela dada por um profissional. Mas fazer uso de alimentos ricos em calorias como também ricos em nutrientes é ponto de partida para quem deseja adicionar alguns quilos a mais.

É preciso se ter em mente que uma dieta balanceada seguida à risca pode trazer enormes benefícios a saúde como também a forma física. Nunca fique por muito tempo com fome, não treine com fome e busque sempre se alimentar antes, durante e depois dos treinos.

Encare o ato de comer como um aliado na sua dieta e ingira mais calorias do que as que esta geralmente acostumado. Faça tudo isso com qualidade nas escolhas e obterá resultados.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário