Alimentos de Alta Caloria para Engordar

Para começarmos vamos falar sobre alimentos de alta caloria para engordar qualquer pessoa seja ela de estrutura mais magra ou não.

Estes tipos de alimentos podem ser consumidos para ganho de peso, ou seja, gordura, mas dificilmente se transformarão em massa muscular magra.

Para se ter acesso este tipo de alimentação basta frequentar fast foods ou simplesmente encher seu carrinho de supermercado de tudo que é guloseima que você encontrar.

Veja a lista abaixo de Alimentos Calóricos:

  1. Bebidas energéticas

As bebidas energéticas servem geralmente para manter seu corpo ativo por mais tempo. Elas são ricas em açucares e possuem uma quantidade de calorias que pode chegar a 220 calorias por cada 500 ml. Em sua composição encontramos cafeína, açúcar, guaraná, cacau, vitamina B, ginseng e alcaçuz.

Os efeitos colaterais do uso deste tipo de alimento são: aumento dos batimentos cardíacos, palpitações e irregularidades no batimento cardíaco, aumento da pressão sanguínea, insônia, muita urina e hiperglicemia.

Seu uso é as vezes misturado a outras substancias também nocivas como cafeína e álcool. Estas combinações geralmente são responsáveis por mortes súbitas. A mistura com álcool, por sua vez, impede o funcionamento neurocognitivo da pessoa impedindo-a de discernir o seu nível de alcoolismo.

  1. Refrigerantes

Os refrigerantes são os queridinhos de toda as pessoas com exceção de algumas poucas. Eles também são ricos em açucares, acidulantes, antioxidantes, conservantes, edulcorantes e dióxido de carbono. São uma mistura altamente calórica e bombástica se forem utilizados em uma dieta normal.

Seu uso continuo pode aumentar em 70% a circunferência abdominal devido ao acumulo de gordura no corpo.  Comparando algumas marcas temos quantidades de calorias por ml conforme mostrado abaixo:

  • Coca-Cola lata de 350 ml contem 137 calorias;
  • Guaraná lata de 350 ml contem 110 calorias;
  • Sprite lata de 350 ml contem 115 calorias;
  • Fanta lata de 350 ml contem 189 calorias;
  • Coca-Cola diet lata de 350 ml contem 1 caloria.

Não é por ter menos calorias que a coca cola diet se torna um alimento coringa da dieta. Ela apenas não engorda tanto quanto os outros refrigerantes.

  1. Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas são fermentadas e possuem em sua composição álcool etílico, açucares contidos em frutas e grãos. Possuem efeito psicoativo e podem causar cirrose hepática além de gastrite.

Os valores de calorias envolvidos são gritantes se comparados a outros tipos de líquidos mais saudáveis. Dentre estes valores temos:

  • Cerveja uma lata: 147 calorias;
  • Champanhe 1 taça: 85 calorias;
  • Chope: 180 calorias em média;
  • Uísque: 240 calorias.

Dá para imaginar o porquê de algumas pessoas que desejam ganhar peso optarem por estes tipos de alimentos não naturais.

  1. Doces

Em se tratando de doces tudo são flores, não é? Na verdade, não é bem assim. Os doces geralmente possuem uma composição de açúcar, óleo e manteiga. São alimentos super calóricos e não possuem quase nenhum valor nutricional.

Por serem feitos de açúcar a sensação de saciedade só vem depois de comermos uma enorme porção. Imagine um simples brigadeiro com suas noventa e seis calorias. Como para ficarmos satisfeitos demora mais, as vezes uma porção de 10 não é o suficiente.

Agora multiplique as calorias pela quantidade. Você vai ficar surpreso com o total final da refeição sem considerar outros tipos de alimentos que geralmente são ingeridos junto a este docinho.

  1. Sorvete

Super Caloricamente falando o sorvete também é uma vedete muito conhecida entre aqueles que querem ganhar peso a todo custo.

Mesmo as opções zero lactose, zero gordura possuem calorias que se somadas a uma refeição normal podem assustar.

Um simples sundae tem em média 616 calorias por taça. A banana Split vai ainda mais longe chegando a atingir 843 calorias. É impressionante como um alimento por si só já tem todas as calorias que deveriam ser ingeridas em uma única refeição.

Em troca do sorvete poderíamos ter: uma fruta mais um sanduiche de atum com cream cheese + um suco de fruta adoçado com mel. Agora compare estas refeições e veja que a diferença não é apenas as calorias envolvidas, mas todo o valor nutricional que pode ser adquirido fazendo as escolhas certas.

  1. Massas e pizzas

Esta combinação poderia ser chamada de bomba calórica. As massas não são prejudiciais ao nosso organismo quando estão em sua forma integral. Assim elas facilitam que o corpo possa excreta-las mais facilmente quando são massas integrais.

As pizzas nem se fala. São ótima fonte de carboidratos, mas tirando o molho de tomate natural que pode ser colocado nelas não possuem quase valor nutricional. Estes são exemplos de alimentos de alta caloria para engordar.

É uma boa pedida para momentos de exceção. Em casos de festas e afins.

Para se ter uma ideia uma pizza calabresa com mozzarella por cima fica com mais ou menos 415 calorias por fatia.

  1. Sanduiches e hot dogs

Um simples big mac tem em torno de 504 calorias. Desta forma você pode observar perfeitamente que não se trata de apenas carne prensada e pão. Vai muito além disso, pois tem os molhos e os queijos que acompanham a porção e que geralmente são bem gordos.

Para quem deseja ganhar peso de forma rápida e urgente estes alimentos parecem ser uma boa opção. De fato, são uma opção, mas não são boas opções. A quantidade de carboidrato envolvida nas porções que foram colocadas aqui chega a surpreender qualquer pessoa.

Os carboidratos dentro do organismo se transformam em açúcar e açúcar em excesso não é bom para ninguém. Além de aumentar suas chances de ficar diabético – doença crônica e as vezes fatal – não trazem nenhum tipo de nutrientes para o seu corpo.

Alimentos de alta caloria para engordar você vai encontrar aos montes, mas alimentos com valor nutricional e que ao mesmo tempo te ajudem a ganhar massa estão restritos a uma dieta de hábitos saudáveis.

CONCLUSÃO

Você pode optar por qualquer destes alimentos acima, mas saiba que não é massa muscular que vai ganhar e sim gordura abdominal em sua maioria. Você pode achar que estes são paliativos para se conseguir chegar no peso ideal mais rapidamente.

Na realidade eles são, mas cabe a você escolher entre ter saúde e conseguir atingir um resultado em mais tempo ou conseguir atingir parcialmente o resultado em curto espaço de tempo e ainda envolvendo riscos à saúde.

Algumas calorias aqui foram colocadas para que tenhamos uma ideia de como funciona estes alimentos dentro do corpo. Algumas destas calorias chegam a se ter um valor parecido com o de uma refeição completa em um horário determinado.

Não apenas as calorias, mas também os ingredientes que compõe estes tipos de alimentos são assustadores se levarmos em consideração que poderíamos nutrir o corpo com mais proteína e sais minerais e vitaminas.

Alimentos de alta caloria para engordar são na maioria das vezes opções fartas e fascinantes, mas pense consigo mesmo: o que você deseja para o seu corpo, o melhor ou o pior?

Ao responder esta pergunta entenderá que não basta ingerir por ingerir, tem que se ter qualidade na ingestão e buscar opções saudáveis para engordar sempre que for possível a qualquer hora do dia. Tente andar sempre com alimentos naturais e toda vez que precisar fazer suas refeições fora de casa, você terá em mãos uma opção mais viável.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário